Diagnóstico e monitoramento do dispositivo
É possível ter acesso ao monitoramento detalhado com um diagnóstico de desempenho, saúde e integridade dos componentes de hardware.
Para alguns componentes, é possível facilmente identificar o principal indicador do seu diagnóstico antes de visualizar por completo seus detalhes. Como por exemplo, no ícone do processador é possível visualizar a médio de uso dos núcleos logo acima do mesmo. Para a memória, é apresentado o percentual de utilização, e o mesmo ocorre com o status da saúde da bateria, com o consumo de energia, com a saúde da unidade de armazenamento, com o sinal da conexão wifi ativa etc.
Ao clicar sobre o ícone de cada componente, é aberta uma tela com dados detalhados sobre este componente. Como por exemplo, ao clicar sobre o ícone do processador, é possível visualizar dados do nome, fabricante, modelo, quantidade de núcleos, média de uso dos núcleos, entre outras informações.
Principais informações sobre os componentes
A seguir apresentamos as principais informações sobre os componentes que são atualizadas periodicamente no envio do inventário, podendo ser consultadas a partir da solução:
- Placa-mãe': serial, fabricante, modelo, versão, versão da BIOS, ano de fabricação;
- Memória RAM: memória física total, memória disponível, memória em uso em GB, percentual de memória em uso.
- Módulos/Chips de Memória instalados: fabricante, velocidade, serial, capacidade e clock;
- Processadores: nome, fabricante, modelo, clock máximo em GHz e clock atual em GHz, número de processadores lógicos, número de núcleos, média de uso dos núcleos, e dados dos sensores de execução, dos sensores de temperatura com temperatura máxima e média, dados dos sensores de clock com velocidade do barramento, dos sensores de carga e dos sensores de voltagem;
- Adaptadores de rede: fabricante, modelo, endereço MAC, situação (conectado, desconectado), velocidade do link. Adicionalmente é possível visualizar os detalhes da conexão wifi ativa como nome da rede, banda, tipo de autenticação, MAC e IP da interface em uso.
- Unidades de armazenamento: fabricante, modelo, tamanho / capacidade de armazenamento, percentual de utilização, saúde da unidade de armazenamento; além de dados dos sensores de temperatura, de nível de dados e de execução.
- Monitores e telas: fabricante / marca, modelo, serial, resolução máxima, tipos de tela suportados;
- Placas de vídeo: nome, processador de vídeo (GPU) e especificação (memória do adaptador, bits por pixel, taxa de atualização e resolução atual);
- Bateria: nome, carga restante estimada, tempo de uso estimado e saúde da bateria, além dos dados de sensores de nível, de voltagem, de energia, de carga e de tempo.
- Consumo de energia quando a bateria está sendo utilizada: leitura atual para dispositivos do tipo notebook;
- Integridade do Chassi: informação se o chassi está íntegro (se o dispositivo contemplar sensor para isso);
- Ventoinha: situação do funcionamento e resfriamento (se for o caso).